Desde seu início, em agosto de 1991, o Centro Interdepartamental de Línguas (CIL) da FFLCH/USP tem por objetivo atender as demandas de formação linguística (em línguas materna e estrangeiras) e pedagógica da comunidade USP (docentes, alunos e funcionários) e também da comunidade externa. Com o intuito de compartilhar sua experiência com outros centros de línguas universitários, foi realizado, em 2012, o
I Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas. Durante o evento, criou-se um espaço de discussão em torno da temática “Plurilinguismo em contextos universitários”. Naquele momento, ganhou destaque a reflexão sobre o papel que as línguas e suas culturas desempenham na formação acadêmica dos discentes, com vistas ao gradativo processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Seguindo o princípio do plurilinguismo, em 2016, o II Encontro colocou em pauta o tema “Centros de Línguas e profissionais de Letras: fomentando a competência em línguas e culturas para a internacionalização das Universidades”. Buscando valorizar a relação entre as línguas e as culturas a elas subjacentes, o evento propiciou discussões relativas à competência linguística e cultural no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contexto universitário.

usp

“No Universo da Cultura o centro está em toda parte” - Miguel Reale

Três anos depois, de forma alinhada com as comemorações dos 85 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, foi realizado o III Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas. Nessa oportunidade, o tema de discussão foi “Políticas Linguísticas nos Centros de Línguas universitários: reflexos no ensino e na pesquisa”. A programação do evento incluiu a participação de convidados nacionais e internacionais em conferências e mesas-redondas, além de espaço para a apresentação de comunicações.